top of page

O Que é Teshuvá?

 

O que é Teshuvá?

 

Teshuvá (em hebraico תשובה, literalmente significa retorno) é a prática de voltar às origens do judaísmo. Também tem o sentido de se arrepender dos pecados de maneira profunda e sincera. Nem todos conseguem finalizar a Teshuvá!
O Messias falou isso claramente nas ilustração das Sementes!

“Teshuvá, retorno, ocupa um lugar central entre os judeus e possui muitas facetas. Assim como as pessoas diferem umas das outras, também diferem seus modos de teshuvá, seu motivo e sua forma de expressão. Numa definição ampla, teshuvá é um despertar espiritual, um desejo de reforçar a conexão entre o indivíduo e SENHOR.

Mateus 13:11-15,17-30
 

D'us da oportunidade a Todos para que se arrependam!
Atos 17:30 / Isaías 1:17-18

 

A Palavra do SENHOR diz claramente que Temos que confiar em SENHOR do que nos Homens!
Sal 118:8 / Jer. 10:23 / Jer. 17:5

Não se pode confiar no que um homem falar e sim devemos ver se o que ele prega, realmente vem de SENHOR, para que não sejamos Malditos!

Nem mesmo quando Paulo e Silas pregavam, se o Povo de D'us Examinavam cuidadosamente o que Paulo dizia, o que devemos FAZER?

Atos 17:11

 

Para Continuar esse estudo você tem que ter isso em MENTE!

Atos 5:29

 

Tudo que você faz para D'us em forma de Lei ou doutrina, você tem que esta convicto que a lei procede da Escrituras Sagradas!

 

DEUTERONÔMIO 17:4 ,  Atos 17:10   Deuteronômio  18:20

            A teshuvá é o aspecto central da vida do homem; e quando se trata de salvação e de comunhão com o Eterno isso se torna ainda mais explícito.

             Vamos abordar a teshuvá sob diversos aspectos e veremos o quão sério e o assunto e por isso mesmo a sua necessidade de ser aplicado aos nossos corações quanto antes.

            A eficácia da teshuvá é uma função do sentimento de distância que o indivíduo tem do sagrado. Quanto maior a distância, maior o movimento potencial em direção a uma conectividade renovada. Como disse um sábio judeu, uma corda cortada e remendada é duas vezes mais forte no ponto onde foi rompida.”
 

Definindo Teshuvá
 

            A palavra “teshuvá” vem da raiz hebraica “shub” que significa “voltar-se, retornar”. A palavra “teshuvá” significa literalmente “resposta, volta, retorno” e aponta para ideia de “voltar a um lugar” assim como tem também o sentido de “resposta”. A raiz “shub” está presente em toda a Escritura, mas a palavra “teshuvá” aparece somente na Brit Hadasha!

Teshuvá como resultado da convicção da culpa que leva à mudança
 

            A teshuvá é o componente central para que o ser humano alcance viver na nova Jerusalem – e portanto é necessário anunciar às nações que duas coisas caminham juntas: teshuvá e perdão dos pecados. Sem uma a outra não existe! Como perdoar-se qualquer pecado sem um retorno ao Eterno? E, após ter retornado, como não receber o perdão?  Lc 24:47.
 

            Quando isso acontece – a teshuvá – o próximo passo é a imersão, que precisa ser precedida pelo retorno! Mt 3.11.
 

            Esta é uma postura diferenciada, pois a imersão era feita como um ritual de purificação da carne, que segundo os rabinos, deveria também ser acompanhada por uma forte convicção de mudança e abandono do pecado. Lucas, comentando as palavras de Yochanan diz: “tendo primeiramente Yochanan, antes da vinda dele, pregado a todo o povo de Israel a imersão do retorno” At 13:24.

           
Então a teshuvá – retorno – quando acompanhado com a imersão demonstra que houve uma postura de reconhecimento da situação pecaminosa daquela pessoa e uma atitude que a impeliu a retornar ao Eterno com o testemunho da imersão. A imersão é então o testemunho de que já ocorreu um início de transformação na vida daquela pessoa e que este processo seguirá em frente, pois a imersão foi testemunhada por diversas pessoas que estiveram ali para ver que tal pessoa está disposta a uma vida contínua de mudanças em direção à santidade e ao readaptar-se ao modelo divino.

Teshuvá como “frutos”

A teshuvá nos é apresentada como o resultado de “fruto”, ou seja, como o resultado de uma mudança de postura – vida – que é visível a todos e que pode ser experimentada a qualquer tempo. O MESSIAS disse: Mt 3:8. Teshuvá Resume em Deuteronomio 4:3-7

© 2007 Comunidade Judaíca HaMorashá - Y'rushalayim hadashah  TIZON

  • YouTube Clean
  • Facebook Clean
  • Twitter Clean
bottom of page